quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Separação de Cores em Cromia na Serigrafia: Um Guia Completo

Olá, meu nome é Cé Barbosa e neste post, vou mostrar como fazer a separação de cores em cromia na serigrafia. Este é um tutorial completo que abrange desde a separação de cores até a gravação de telas e a impressão nas camisetas.

Iniciando o Processo no Photoshop

Para começar, crie um novo documento no Photoshop. Vá na aba de impressão e escolha o tamanho que mais lhe atende. Em cores, selecione já em CMYK, que é o Cyan, Magenta, Amarelo e Preto, com uma resolução mínima de 300 dpi.

Configuração inicial do Photoshop para separação de cores

Copie a imagem para a folha criada, ajuste o tamanho e pronto! Se você for ver agora aqui em canais, suas cores já estão separadas, prontas para serem reticuladas. Fácil, não?

Entendendo o Comportamento do Preto

Mas não é tão simples assim. A primeira coisa que precisamos observar é o comportamento do preto na imagem. Em cada lâmina de impressão, temos a imagem do preto composta também nas outras cores. Portanto, não faz sentido imprimirmos o ciano, magenta e amarelo com partes do preto para depois imprimirmos o preto por cima.

Para corrigir isso, vá em Editar > Configuração de Cores. Em área de trabalho, selecione CMYK personalizado. Aqui, você pode definir como o Photoshop irá tratar o preto em relação à imagem.

Configuração de cores no Photoshop

Ajustando a Composição do Preto

Normalmente, o Photoshop vem marcado na composição do preto como médio, mas vamos mudar para o máximo. Assim, o Photoshop dará o máximo de preto na imagem. Clique em OK.

Agora, vamos mudar a imagem para o modo RGB. Ele estará com os canais nas cores vermelho, verde e azul. Vamos transformar novamente em CMYK e veja que agora as chapas de cores estão sem o preto. Temos apenas ciano, magenta e amarelo.

Transformação de RGB para CMYK

Exemplos de Imagens

Entretanto, deixar o gerenciador de cores no modo máximo não é uma regra geral; isso depende da sua imagem. Por exemplo, se você tiver uma imagem com muitos tons de cinza, usar apenas o preto reticulado não dará uma boa resolução. Você precisa das outras cores para dar volume.

Vamos ver como ficaria se voltássemos a imagem para o modo RGB e ajustássemos a configuração de cores para o modo médio. Agora, as chapas de impressão para todas as cores estão usando o preto também, o que dará um realce necessário para a estampa.

Configuração de cores no modo médio

Limpeza do Canal do Preto

Se na parte onde está o texto você deseja que o preto apareça mais intenso, você pode dar uma limpada no desenho, pegando apenas o que é realmente muito preto. Clique no canal do preto com o botão direito do mouse e selecione Duplicar Canal.

Limpeza do canal do preto

Aplicando Imagens nos Canais

Agora, vamos eliminar a parte do preto excedente dos canais de ciano, magenta e amarelo. Para isso, clique no canal do ciano, vá em Imagem > Aplicar Imagem, escolha o canal do preto e clique em inverter. Isso removerá o excesso de preto do ciano.

Aplicação de imagem nos canais

Reticulando a Imagem

Feito isso, podemos eliminar o canal criado e duplicar o canal para a retícula. Vamos fazer isso para cada cor: ciano, magenta, amarelo e preto. A frequência recomendada é de 50 linhas por polegada e a angulação deve ser ajustada para cada cor.

Reticulando a imagem

Imprimindo as Lâminas

Comece pela base branca, utilizando dois repiques e secagem intermediária. Ao fazer a impressão das outras cores, verifique o registro das telas e faça pequenos ajustes, se necessário.

O resultado final deve ficar bom e semelhante ao original. E aqui termino este tutorial. Espero que tenha gostado! Não deixe de visitar meu site para conhecer mais produtos.

Resultado final da impressão

Made with VideoToBlog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...